
Raquel Vallades & David Carvalho | 10/09/2025
Pinceladas Históricas: a arte ao longo dos anos - Parte 2
No último artigo da série Pinceladas Históricas trouxemos um pouco sobre o Barroco, Neoclassicismo, Fauvismo, Expressionismo e Cubismo. Hoje continuaremos nossa passagem ao longo dos anos da história da arte com mais alguns movimentos super importantes! Confira:
FUTURISMO
O Futurismo também faz parte da corrente de vanguardas europeias que surgiram no início do século XX, tendo uma intensa relação com a literatura, pois rompeu de um manifesto, o Manifesto Futurista, idealizado pelo escritor e poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti.
As principais características desse movimento eram velocidade e exaltação à tecnologia. Além disso, o movimento fazia uma ruptura com o passado e tinha uma ligação ideológica com o fascismo, justificando a violência por meio do militarismo. Outra característica importante do futurismo era o enaltecimento da tipografia com textos que exploravam o lúdico e muitas vezes usado na publicidade.
Alguns dos principais representantes do Futurismo foram Giacomo Balla; Umberto Boccioni e Luigi Russolo. Já no Brasil, artistas modernistas como Anita Malfatti e Oswald de Andrade foram influenciados fortemente pelo estilo.
O movimento enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas foi retomado no Dadaísmo, estilo que vamos explorar a partir de agora.

DADAÍSMO
Mais um movimento que fez parte das vanguardas europeias do século XX. Nesse estilo, o lema era: "a destruição também é criação" e é considerado o movimento que deu início às ideias surrealistas.
Entre as principais características desse movimento estão a espontaneidade, improvisação, irreverência artística, ironia, crítica ao consumismo e capitalismo, além do rompimento com os modelos tradicionais e clássicos.
O poeta romeno, Tristan Tzara; Marcel Duchamp, poeta, pintor e escultor francês; Hans Arp, poeta e pintor alemão; Francis Picabia: poeta e pintor francês; e os brasileiros Mário de Andrade, Manuel Bandeira e o pintor Ismael Nery, foram alguns dos artistas que participaram do movimento dadaísta.

ABSTRACIONISMO
O Abstracionismo, ou arte abstrata, tem sua origem relacionada com as vanguardas artísticas europeias do final do século XIX.
É um estilo moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento da representação da realidade. Dessa forma, suas principais características são a ausência de objetos reconhecíveis e a valorização de formas, cores, linhas e texturas, convergindo em uma arte subjetiva.
O pintor russo Wassily Kandisnky foi o artista que deu início ao movimento, estudando os efeitos da cor e da criação aliada à música. Mas também podemos destacar o artista plástico Wassly Kandinsy e o pintor holandês Piet Mondrian, além de alguns representantes da arte abstrata no Brasil, como Alfredo Volpi, Ivan Serpa e Cícero Dias.
Apesar do Abstracionismo ter surgido com esse nome no século XX, a arte abstrata já existia desde o princípio da civilização, e segue passando por algumas fases de maior ou menor aceitação.

SURREALISMO
Também parte das vanguardas artísticas europeias, o Surrealismo surgiu em Paris no início do século XX, em reação ao racionalismo e materialismo da sociedade ocidental.
Indo além da pintura, o Surrealismo encontrou expressão em outras formas de arte, como na literatura, no teatro e no cinema.
O pensamento livre, distante até mesmo da lógica, a espontaneidade, valorização do inconsciente e a influência das teorias da psicanálise são algumas das principais características desse movimento. O intuito aqui é que o artista seja dominado pelo impulso, fundindo sonhos e realidade.
No mundo, entre os principais artistas do Surrealismo estão o antes dadaísta Max Ernst, o espanhol Joan Miró, o pintor belga René Magritte e o pintor Salvador Dalí. Já no Brasil, o escritor Oswald de Andrade e os artistas Ismael Nery, Tarsila do Amaral e Cícero Dias, também tiveram influências do estilo.
O movimento tem seu declínio no final da década de 1960, mas suas influências refletem até hoje em trabalhos contemporâneos.

POP ART
O termo em inglês Pop Art significa "arte popular" e surgiu na década de 1950, na Inglaterra, durante encontros de um grupo de artistas chamado de "Grupo Independente".
Esse estilo se baseia na estética da cultura de massas, aproximando arte com a vida cotidiana; utilizando cores intensas e vibrantes, com reproduções em série, uso de imagem de celebridades, reproduções de peças publicitárias e muita inspiração no universo das histórias em quadrinhos.
Diferente da complexidade das artes abstratas, a Pop Art conseguia se conectar com seu público ao usar signos e símbolos da cultura de massa.
Andy Warhol se tornou o maior representante da Pop Art no Mundo. Suas obras incluem as icônicas peças da Coca-Cola, da Sopa Campbell e a sequência colorida e vibrante de Marilyn Monroe.
No Brasil, a Pop Art surgiu quando a ditadura estava em curso no país. Por isso, foi uma forma encontrada pelos artistas de se comunicarem com as massas e, assim, criticar o sistema. Alguns dos artistas do período que podemos destacar são: Antonio Dias, Rubens Gerchman e Claudio Tozzi.
Esse estilo deixou um importante legado até os dias atuais, uma vez que ele pode ser visto em grafismos, designs, quadrinhos e até no mundo da moda.

Ficamos por aqui, mas logo tem mais, fique de olho
Confira os outros artigos da série:
Parte I
Parte III
BIBLIOGRAFIA
Fonte de Arte: historia-da-arte-linha-do-tempo-resumo
Paulo Biacchi: youtube.com/watch?v=ERrzzMFAeNY
História da Arte em 20 Lições - João Ricaldes: asdfiles.com/2Mc6C~s
Super Interessante: mundo-estranho/o-que-foi-a-bauhaus/
Toda Matéria: www.todamateria.com.br
Sua Pesquisa.com: /surrealismo/
Brasil Escola: literatura/vanguardas-europeias-expressionismo.htm
Estilos Arquitetônicos: /international-style/
Info Escola: /artes/fauvismo/
Conhecimento Científico: /abstracionismo/
Mundo Educação: /artes/o-abstracionismo.htm
Revista Letraset: /revista-letraset/os-mestres-da-bauhaus-f9dfdcd7834
Tendências Digitais: /tend%C3%AAncias-digitais/mnmlsm-94d4b4461ebc
Educa Mais Brasil: /enem/artes/cubismo
Katheriny Mendes: /philippe-stark/

REDATORES DIGITAIS
"Transformamos ideias em palavras, e palavras em novas formas de olhar o mundo."
VOLTAR À LISTA DO BLOG