tarja do logo da Miati

BLOG

DESIGN, TECNOLOGIA E NOVIDADES

Saiba mais sobre o que fazemos, como fazemos e porque fazemos, além de acompanhar um pouco as novidades da MIATI

Imagem representando o post QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTÚDIO DE DESIGN, AGÊNCIA DE PUBLICIDADE & PROPAGANDA, E GRÁFICA?

Publicado em 22/07/2019


Imagem da autora Liz Missaci Liz Missaci
Designer & Ilustradora
18 ARTIGOS


QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTÚDIO DE DESIGN, AGÊNCIA DE PUBLICIDADE & PROPAGANDA, E GRÁFICA?

Muitas vezes nossos clientes confundem os nossos serviços com as atividades realizadas dentro de uma agência de publicidade, mas será que isso está certo mesmo?

Nesse artigo quero contextualizar e apresentar as principais diferenças entre as atividades de um estúdio de design, agência de publicidade e propaganda, e explicar um pouquinho o trabalho feito nas gráficas.

ESTÚDIO DE DESIGN & PAPEL DA MIATI

"Design não é uma profissão, mas uma atitude. É a organização de materiais e processos de forma mais produtiva e em equilíbrio com todos os elementos necessários para uma certa função. É a integração dos requerimentos tecnológicos, sociais e econômicos, das necessidades biológicas e dos efeitos psicológicos dos materiais, cores, formas, volume e espaço. É pensar em relacionamentos." László Moholy-Nagy

O trabalho do estúdio de design tem como função facilitar e incitar a venda de serviços e produtos ao consumidor, então os serviços de um estúdio devem ser procurados quando:

  • Você já tem um planejamento de campanha e precisa desenvolver peças avulsas para a campanha do seu produto ou serviço (impressas ou digitais);
  • Você precisa renovar ou criar um website, landing page, aplicativo, entre outros;
  • Você precisa desenvolver ilustrações, pictogramas e elementos de iconografia (utilizados, por exemplo, para sinalização de banheiros, áreas dentro de uma empresa, identificação de diferenciais de produtos em um catálogo, etc);
  • Você tem uma imagem somente em jpg e precisa que ela tenha qualidade para ser ampliada para qualquer formato, ou seja, precisa que seja convertida para um vetor;
  • Você precisar desenvolver ou revitalizar a identidade visual do seu negócio (criação de logotipo, papelaria), enfim, desenvolver uma marca que comunique seu serviço ou produto de forma coerente e coesa através de um discurso único;
  • PRODUÇÃO GRÁFICA, ou seja, orçamento, acompanhamento e fiscalização de impressão junto de parceiros gráficos.

Um bom design precisa ser funcional e não somente bonito, por isso o nosso trabalho leva em consideração PRINCÍPIOS DE DESIGN (como cores, hierarquia, forma, equilíbrio, entre outros), movimentos históricos (Gestalt, Bauhaus, Art Noveau, entre outros) e objetivos que devem ser alcançados por meio da comunicação (de acordo com o público, planejamento estratégico do cliente, etecetera).

Conheça um pouco dos serviços de design e também de tecnologia que prestamos AQUI.

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

"A linguagem publicitária é tão mais eficaz quanto melhor souber trabalhar com o vocabulário do público. Publicitário não inventa nada. Publicitário é revendedor de material usado, talentosamente reciclado." Alex Periscinoto

A agência de publicidade e propaganda foca suas ações principalmente em criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias. Devendo ser procurada quando:

  • Deseja planejar e produzir uma campanha para lançamento de uma marca, produto ou divulgação de serviços;
  • Precisa de um intermediador para cuidar dos seus veículos de comunicação (compra de mídia);
  • Precisa fazer o planejamento de uma campanha de marketing on e offline;
  • PRODUÇÃO GRÁFICA.

GRÁFICAS

Algumas gráficas oferecem pequenos serviços de criação dentro de suas estruturas, porém esses serviços não são prática comum e são procurados somente como quebra-galho já que não são parte da expertise da gráfica.

A função principal das gráficas é impressão (acabamentos, papel, enfim, tudo que pode se relacionar à impressão), logo é recomendada a procura por elas quando você precisar de um orçamento para imprimir um material.



Como é possível notar, as áreas estão todas ligadas de uma forma ou de outra. Pode ser que em alguns momentos você precise utilizar os serviços de todas elas, ou que estúdios ou agências optem por trabalhar juntos para trazer a melhor solução para os seus clientes.

Espero que tenha conseguido esclarecer essas diferenças e que tenham curtido o artigo! :)

Até o próximo!