tarja do logo da Miati

BLOG

DESIGN, TECNOLOGIA E NOVIDADES

Saiba mais sobre o que fazemos, como fazemos e porque fazemos, além de acompanhar um pouco as novidades da MIATI

Imagem representando o post O BRIEFING & O PROCESSO CRIATIVO

Publicado em 21/02/2020


Imagem da autora Liz Missaci Liz Missaci
Designer & Ilustradora
18 ARTIGOS


O BRIEFING & O PROCESSO CRIATIVO

A palavra briefing, de origem inglesa, significa “instruções”, “orientações”.

E, de fato, o briefing é exatamente isso, é um documento que carrega orientações, instruções e informações que auxiliarão durante o fechamento de um projeto (orçamento) e também depois que o trabalho entrar para execução. O briefing é essencial para o início de qualquer projeto, seja ele pequeno ou grande, pois ajuda na:

  • ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
    O bom briefing traz, de forma bem clara, todas as informações para execução de um projeto.

  • ASSERTIVIDADE E ALINHAMENTO DAS EXPECTATIVAS E PRAZOS
    Todos os envolvidos ficam na mesma página, deixando todos mais seguros tanto no caso de um trabalho com um prazo muito curto onde não há margem para erros quanto em um projeto a longo prazo onde o cliente demorará um pouco mais para ver o andamento do projeto.

    É importante lembrar que os briefings são uma pequena parte que contribui grandiosamente dentro de um projeto, e para garantir o atendimento de prazos é essencial que se tenha foco.

  • OBJETIVOS DO TRABALHO DE FORMA CLARA
    Todo trabalho surge para atingir algum objetivo (prender a atenção dos expectadores em uma apresentação longa, atrair novos clientes, orientar clientes para uso de um produto, apresentar uma empresa nova para o mercado, ajudar na construção do discurso de uma empresa, etc.), não entender os objetivos desejados gerará um layout bonito que muitas vezes não atenderá as necessidades reais do negócio.

  • FERRAMENTA DE CONSULTA
    Sempre que surgirem dúvidas sobre o projeto, é possível utilizar o documento para fazer consultas. No processo de design isso é importante para que as informações não se percam durante a realização do projeto e também para validação antes de enviar o material para aprovação.


Agora que você conhece e sabe da importância do briefing, fica fácil comentar sobre o processo criativo. Se você pesquisar no Google Imagens sobre processo criativo, você certamente vai ver algo assim:

O processo criativo não é linear ou simples, isso é um fato, mas com o briefing completo, normalmente ele não é a tortura pintada por aí. Além do que, o processo criativo depende muito da peça que está sendo desenvolvida: um logotipo novo sempre é mais complicado de desenvolver porque demandará muita pesquisa e horas desenhando na prancheta até chegar na ideia aprovada tanto pela criação quanto pelo cliente.

O melhor remédio para um processo criativo eficaz é entender o negócio do cliente e seu público-alvo, pois assim são evitadas dores e efeitos colaterais. Quando um designer trabalha em um projeto, naturalmente ele deixa suas preferências assumirem a liderança, porém isso não significa necessariamente o melhor para o projeto, por isso é importante tentar separar o processo em etapas. Resumidamente separamos assim:

  • PROBLEMA E SOLUÇÃO
    O designer está lá para solucionar um problema para o negócio do seu cliente, por isso o designer responsável pelo projeto precisa reorganizar seus pensamentos de acordo com o briefing desenvolvido no ato do orçamento. E, em alguns casos, agendar novas reuniões para obter mais informações para o projeto.

    O designer é responsável por questionar e encontrar respostas para atender as necessidades do público-alvo do seu cliente.

  • CONEXÃO
    Um briefing detalhado ajudará o designer a ajustar suas linhas de pensamento, a largar um pouco seus vícios/preferências e pensar mais no cliente e seu público.

    Costumo dizer que para desenvolver um bom projeto é necessário ser “menos designer” e se colocar mais no lugar do consumidor do serviço/produto do seu cliente. Ser menos designer não quer dizer montar um layout com Comics Sans (nada contra a fonte) ou desrespeitar as teorias das cores, mas sim tentar assumir e entender os signos conhecidos por aquele público, sem deixar suas preferências saírem do banco do passageiro para serem motoristas do seu trabalho.

  • TRANSFORMAÇÃO
    O designer é capaz de transformar as respostas obtidas em um projeto visual de fácil entendimento, procurando descomplicar aquilo que é complicado, e tornando a informação acessível para o público em questão.



Resumindo, o briefing e o processo criativo andam juntos durante toda a jornada de um projeto. O briefing tem a mesma natureza que um manual de marca: orientar, direcionar, ajustar o discurso; ou seja, não tem como objetivo engessar o designer na hora de iniciar um projeto.



Fale com com a MIATI e saiba como podemos ajudá-lo a atingir os objetivos do seu negócio. Espero que tenham curtido o artigo, se tiverem dúvidas, ficarei feliz em tirá-las!

Espero que tenham gostado do artigo, até o próximo.