Miati
Neuromarketing Aplicado à Redação, Revisão e Edição de Textos

Raquel Vallades & David Carvalho | 19/08/2025

Neuromarketing Aplicado à Redação, Revisão e Edição de Textos

Sempre falamos por aqui sobre a importância do design e outras formas efetivas de divulgação e aprimoramento da comunicação visual de nossos clientes. O design é o seu cartão de visita. É aquela primeira impressão. Mas de nada adianta um material lindo sem propósito; e aí que entra também a importância de um bom texto.


E um bom texto não é só um texto com um português impecável, mas que comunica de forma eficiente a mensagem que a marca, empresa ou pessoa quer passar. Para isso acontecer, além de um bom briefing, ele precisa passar por três etapas essenciais: redação, revisão e edição. Mas antes de falar sobre cada uma delas, eu tenho uma pergunta: você já leu um texto e pensou: “nossa, escreveram isso para mim”?


Isso é o que chamamos de neuromarketing aplicado. Um desdobramento da neurociência que se baseia em outras ciências, como a psicologia e antropologia, para analisar como as pessoas tomam as suas decisões de consumo baseada em uma comunicação. Com o neuromarketing é possível encontrar as características do público que se pretende atingir e, com base nisso, construir uma comunicação certeira que fala diretamente com o receptor da mensagem.


Dessa forma, estudos com base no neuromarketing são capazes de identificar os sentimentos que uma campanha publicitária pode causar. Por isso, essa ciência é tão importante na aplicação de um texto e deve ser a base das três etapas que vamos descrever a partir de agora.

REDAÇÃO

Nesta primeira etapa da escrita é importante ter em mente qual o objetivo da comunicação. Para isso é importante responder às seguintes questões:

  • Eu vou vender algo?
  • Se sim, o quê?
  • Quero despertar um desejo no meu leitor ou apenas informar?

Respondidas essas perguntas, o próximo passo é decidir qual será o estilo da redação, que são elas:

  • Narração;
  • Descrição;
  • Dissertação. Cada um desses tipos de redação possui a sua própria estrutura. Na Narração, por exemplo, a estrutura é formada por: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. É um estilo comumente usado em comerciais.

REVISÃO

Na revisão são feitas as correções gramaticais e pequenos ajustes que visem aprimorar a estrutura do texto, assegurando sua concisão e a qualidade do conteúdo. Dependendo do tipo de projeto, a revisão pode ocorrer também depois da diagramação para hifenização e correção de legendas das imagens, entre outras coisas.

EDIÇÃO

A edição é a etapa final do processo editorial. Como já foi dito, o objetivo de cada texto é diferente. Sabendo disso, é na edição que identificamos se a mensagem está clara e desperta as emoções que o texto pretende, como o desejo de compra. É nesta etapa que são feitos os ajustes para retirar os excessos e garantir que os conceitos do neuromarketing foram aplicados no seu conteúdo.


Por fim, é importante ter em mente que comunicar de forma eficiente envolve uma série de estudos, etapas e estratégias. O design é fundamental neste processo, pois as informações visuais chegam mais rápido à mente das pessoas, mas é aliando um texto claro e estruturado ao design, que sua comunicação vai causar o impacto que você deseja. Por isso, lembre-se: a imagem atrai, o texto conquista!


FALE COM A MIATI e saiba como podemos ajudá-lo a atingir os objetivos do seu negócio!

BIBLIOGRAFIA

Moldura autor
Raquel Vallades & David Carvalho
Raquel Vallades & David Carvalho | 1 publicação

REDATORES DIGITAIS

VOLTAR À LISTA DO BLOG
whatsapp