tarja do logo da Miati

BLOG

DESIGN, TECNOLOGIA E NOVIDADES

Saiba mais sobre o que fazemos, como fazemos e porque fazemos, além de acompanhar um pouco as novidades da MIATI

Imagem representando o post LOGOTIPO E IDENTIDADE VISUAL: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA O NEGÓCIO?

Publicado em 22/03/2018


Imagem da autora Liz Missaci Liz Missaci
Designer & Ilustradora
18 ARTIGOS


LOGOTIPO E IDENTIDADE VISUAL: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA O NEGÓCIO?

O processo de criação de logotipo é uma jornada de muito aprendizado. Do início ao fim, trabalhamos para adquirir conhecimento sobre o negócio do cliente (o que é, quais os produtos ou serviços ofertados, público-alvo, concorrentes, entre outros); entender como ele gerencia o seu negócio (inspiração, propósito, compromisso e princípios); e, acima de tudo, compreender como o negócio precisa ser percebido pelo seu público.

O processo não é nem um pouco linear, e eventualmente pode ser reiniciado inúmeras vezes até nascer um projeto que transmita a essência do negócio através de signos presentes no imaginário do público-alvo e trabalhados meticulosamente. Lembre-se que mentiras geram frustração – portanto, a forma como a sua empresa atua deve sempre refletir na maneira como ela se apresenta por meio de sua identidade visual e textual.

É nesse ponto da criação que começa a surgir a identidade visual. Ela é justamente a primeira forma como as pessoas sentirão a comunicação da sua empresa, o momento em que é possível começar a distinguir a sua comunicação dos demais negócios. Resumidamente, a identidade visual é o modo como serão apresentados os materiais e as informações sobre a companhia por meio dos itens de papelaria (cartão de visitas, papel timbrado, pasta etc.), folderes, catálogos, sinalização interna e externa, site, redes sociais, entre outros materiais.  

O logotipo atrelado a uma boa identidade visual fará com que: 

  • O consumidor crie experiências com sua marca, produtos e/ou serviços;
  • A marca seja apresentada de forma sólida, com seriedade e foco, por meio de um discurso único;
  • O público crie empatia com a marca e desfaça alguns medos comuns dos consumidores, principalmente quando o seu negócio é muito jovem.

Por esses motivos, quando desenvolvemos um logo, não entregamos somente um símbolo com tipografia bonitinha; entregamos valor. E esse valor precisa se manter sempre fiel. Por isso, a entrega sempre acompanha um manual de marca, um item muito valioso, no qual procuramos orientar a criação através de recomendações, especificações e normas para a utilização de uma marca nos meios online e offline (impressos). Essas normas incluem: cores, aplicações do logo em diversos fundos (coloridos ou fotográficos), redução máxima, tipografia (fontes), usos inadequados etc. 

As apresentações, campanhas e demais comunicações desenvolvidas devem contar a história da marca. Cada vez mais os trabalhos de logo buscam autenticidade por meio de campanhas mais reais e humanas, chegando ao ponto de se permitirem pequenas imperfeições.  

Por fim, o design não é mecânico e não deixa de ser arte. Arte precisa comunicar, abrir horizontes, gerar impressões positivas ou negativas – e, eventualmente, até chocar. Arte precisa expandir nossa visão, arte precisa ser autêntica. O seu logo não poderia ser diferente disso, concorda? :)

    Se você precisa criar ou revitalizar sua marca, então está no lugar certo! ENTRE EM CONTATO com a MIATI e saiba como podemos ajudá-lo a contar sua história através desse elemento que parece tão simples, mas que carrega tanto valor.