Todos os dias nos deparamos com designers falando: "Escolhi a tipologia Garamond Bold para os títulos desse trabalho" ou "Para esse trabalho acho que o ideal é a tipografia Gotham Regular". Mas qual é o termo certo (ou são sinônimos?) e o que significa falar em tipologia ou tipografia? Escrevemos esse artigo bem curtinho para responder a essa pergunta.

Tipologia é um termo que constantemente é banalizado em textos, tipologia é o estudo que resulta na caracterização de qualquer elemento, seja ele uma fonte, um ser vivo ou qualquer outra realidade que precise ser caracterizada. Esse termo que muitos acreditam ter total relacionamento com as fontes, é muito usado na arquitetura, na biologia, entre outros. Pode-se entender que tipologia é um sinônimo para classe, família, gênero, enfim uma classificação generalista de algo ou alguma coisa.

No dicionário Michaelis: ti.po.lo.gi.a (tipo+logo+ia¹) sf 1 Caracterização dos tipos humanos, dos seres vivos ou de realidades quaisquer considerados num estudo. 2 Descrição geral desses tipos em cada caso. 3 Por abreviação, V biotipologia.


Tipografia é uma palavra originada do grego typos (impressão) + graphé (escrita). O termo tipografia surgiu para falar da arte da composição e impressão com tipos móveis, porém com o passar dos anos passou a referir-se a composição de textos que formam um projeto gráfico.

No dicionário Michaelis: ti.po.gra.fia (tipo+grafo+ia) sf 1 Arte de compor e imprimir com tipos. 2 Estabelecimento onde essa arte é praticada. 3 tip A seção da oficina onde se realiza o trabalho de composição. 4 gír Exploração disfarçada do lenocínio.

Sendo assim, pode-se concluir que tipologia, nesse caso, é a classificação dada a um conjunto de tipos (uma família de fontes ou classificação de fontes) e tipografia é o tipo escolhido ou desenhado para ser utilizado em um determinado projeto gráfico.

Até o próximo artigo! :)